Intenção do blogue:

Gostaria de deixar claro que o objetivo deste blogue é apenas de informar, ele não tem nenhum fim lucrativo, mas caso exista algum problema relacionado a direitos autorais por favor deixe-me uma mensagem para que eu possa estar resolvendo imediatamente
ATENÇÃO! ..."não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;(...) "[lei 9610/98, artigo 46]

domingo, 18 de abril de 2010

5 cinco livros para entender os vampiros por Rafael Kato

MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA POR ISSO RESOLVI COLOCAR AQUI PARA O CASO DE VC LER, UM GRANDE BEIJO.
5 cinco livros para entender os vampiros


Bran Stoker, Goethe e Anne Rice são alguns dos autores que já escreveram sobre os vampiros

Rafael Kato

O livro que modificou para sempre as lendas de vampiros foi "Drácula", do irlandês Bram Stoker, de 1897. Inspirada pelas histórias sobre Vlad III Draculea, o empalador, a história não sou criou um personagem malévolo e cruel, mas também definiu a origem geográfica destes misteriosos seres . A Transilvânia era área de governo do príncipe Vlad, que nos livros passou a ser um conde.




A história de Stoker é a mais adpatada para os cinemas e a mais conhecida pelas pessoas. Foi "Drácula" que definiu como uma pessoa se torna vampiro e como são os hábitos noturnos desses seres que se transformam em morcegos.



Muitas personalidades do mundo da escrita fizeram livros sobre esses seres das trevas. Voltaire, Tolstoi, Alexandre Dumas, H. G. Wells e Arthur Conan Doyle foram alguns que aproveitaram esse tipo dentro da literatura universal. Além de Stoker, veja os principais escritores:



Goethe: O famoso autor alemão da época do Romantismo escreveu o poema "A noiva de Corinto", em 1797. A novidade é que esta foi uma das primeiras aparições de vampiros do sexo feminino na literatura. Naquela época, o ideal de beleza eram as mulheres muito pálidas, portanto as vampiras caíram como luvas para o poeta.



Joseph Sheridan Le Fanu: Escreveu o livro "Carmilla", que é anterior ao épico vampiresco de Stoker em 25 anos. A história possui um claro viés lésbico, pois a vampira só escolhe mulheres como vítimas. Este livro deu início ao estilo de roteiro das histórias de vampiros, o qual foi copiado por Stoker, pois há a parte do ataque, a conversão do atacado em vampiro e, no final, a caça e a morte do ser das trevas.



Anne Rice: A autora de uma série de livros conhecidos como "Crônicas Vampirescas". Ricce ficou famosa pela criação do personagem Lestat de Lioncourt, que aparece no exemplar "Entrevista com o Vampiro" (Sim, é o mesmo do filme com Brad Pitt!), em 1976. Outra adaptação para os cinemas, foi a história de "A rainha dos condenados", de 1988. A saga tem ao todo 10 livros, mas os últimos episódios não possuem a mesma vitalidade dos primeiros.



Laurell Kaye Hamilton: A escritora é contemporânea de Stephanie Meyer, da série "Crepúsculo". Sua série de livros é conhecida como "Anita Blake: Vampire Hunters", cujo primeiro livro "Prazeres Malditos" foi lançado este ano no Brasil. A personagem principal também é uma menina que se envolve com família de vampiros, assim como Bella de "Crepúsculo". Anita ao mesmo tempo em que caça vampiros maus, começa a aprender e se relacionar mais com esses seres.
FONTE DE PESQUISA: http://www.abril.com.br/noticia/diversao/5-cinco-livros-entender-vampiros-351748.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger